Quem inventou a rabanada? Os portugueses. E nós, como fomos colonizados por eles, incorporamos mais este costume que, não é por nada não, é uma delícia!!Dizem que a rabanada surgiu, porque as pessoas aproveitavam os restos de pão duro, que a maioria jogava fora.Lá na terrinha, o doce é conhecido como fatia de mulher parida. É isso mesmo. Conta a história que a mulher rica que acabava de ganhar neném, era alimentada com o pedaço do que chamamos de rabanada para aumentar o leite da gestante. Esse nome também é conhecido no nordeste do Brasil pelo mesmo motivo, mas como fatia parida. Além de serem chamadas de fatias douradas. Na França, a delícia chama-se Pain perdu.
Mas não são só as mulheres que gostam de rabanas não, essa é a guloseima preferida do meu maridinho e como vocês podem constatar ele comeu quase tudo antes que eu tire a foto rsrs.
Rabanadas
Ingredientes
1 baguete ou 4 pãezinhos adormecidos
1/2 lata de leite condensado
400 ml de leite
3 ovos
açúcar e canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
1 Corte os pães em fatias.
2 Numa tigela misture o leite e o leite condensado.
3 Numa outra tigela bata os ovos com um garfo.
4 Embeba as fatias de pão na mistura de leite por um minuto.
5 Depois mergulhe-as nos ovos batidos.
6 Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e dore as rabanas dos dois lados, coloque-as sobre um prato e polvilhe o açúcar e a canela.
Boa degustação !!!
Humm…Sol, amo rabanadas, as suas estõa lindas e com aspecto delicioso. O costume no Brasil é comer mais na época de natal, mas eu adoro o ano inteiro!!
RépondreSupprimerBeijinhos e uma ótima semana
Marisa
Obrigada Marisa, estavam ótimas mesmo depois que tirei a foto o maridão atacou o que sobrou rsrs, pois é o nosso costume é comer no natal mas aqui a gente como o ano inteiro rsrs
RépondreSupprimerBjs
Oi, Sol!
RépondreSupprimerAs rabanadas são mesmo deliciosas, eu também as vezes as faço fora do Natal, rsrs. As suas ficaram douradinhas e me deram água na boca, rsrs. Por falar em douradas, os portugueses também as chamam de 'fatias douradas', rsrs.
Beijo e ótima semana!
Pois é aqui na França eles não seguem essa tradição de comer rabanadas no natal, aqui eles comem praticamente todos os dias rsrs
RépondreSupprimerótima semana minha linda.
Bjs
Deu água na boca.... delicia!!!!!
RépondreSupprimervi seu blog na lista do blog "União das Blogueiras" vim conhecer e já estou te seguindo......
www.portodasreliquias.com
Ai como amo rabanadas Sol, eu acho uma delicia, e não espero o Natal pra fazê-las, sobrou pão em casa, ou vira farinha de rosca ou rabanadas. As suas ficaram douradinhas e sequinhas como gosto. Lindas. Beijinhos, ótima semana
RépondreSupprimerOi amiga, rabanada é tudo de bom mesmo, eu faço o ano inteiro, sobrou pão, tem rabanada...
RépondreSupprimerBjssssssss querida e que a tua semana seja muito abençoada.
Adoro rabanadas! Também podem ser feitas no forno, e ficam ótimas do mesmo jeito. Bjs!
RépondreSupprimerOlá Sol,
RépondreSupprimereu adoro rabanadas, as suas ficaram perfeitinhas eu não resisto a essas delícias, hummmmm!
Beijos, ótima semana!
Adoro, em Portugal, fazem-se sempre no Natal, é um doce tradicional dessa época. Aqui não é costume fazer com leite condensado, mas sim só com leite. Vou experimentar na sua versão, devem ficar muito boas.
RépondreSupprimerMinhas lindas, obrigada pela visita e pelos elogios, grandes beijos !!!
RépondreSupprimer